O que é ageplay?
Ageplay (em português: jogo de idade) é o nome dado para práticas onde pelo menos um dos participantes desempenha uma idade diferente da idade real dele. Geralmente o praticante interpreta uma faixa etária mais jovem da faixa etária real dele, mas existem também pessoas que optam por interpretar uma faixa etária mais velha.
Pode acontecer dos dois participantes regredirem para uma idade mais nova, um regredir para uma idade mais nova e o outro avançar para uma idade mais velha, apenas uma das pessoas regredirem, entre outras possibilidades.
CGL e ABDL
O ageplay está muito associado ao relacionamento CGL, que é a abreviação de caregiver/little (em português: cuidador/pequeno). Relacionamentos CGL não necessariamente realizam algum tipo de ageplay, pois CGL refere-se apenas à um tipo de relacionamento BDSM onde a pessoa dominante assume um papel mais protetor e acolhedor, muitas vezes sendo mais permissiva com seu submisso, como um pai ou mãe é com um filho. Uma pessoa pode estar num relacionamento CGL sem regredir ou avançar a idade, porém, a maioria dos adeptos do CGL também são adeptos do ageplay.
Daddy dom e mommy dom são geralmente as pessoas dominantes em relacionamentos CGL. Quem faz regressão para uma faixa etária infantil é chamado de little. Quem faz regressão para uma faixa etária adolescente geralmente é chamado de middle.
Já o termo “big” pode ser referido a quem está fazendo o papel de cuidador ou à pessoa que está fazendo qualquer papel adulto. Alguns exemplos comuns de big são mãe, pai, irmã mais velha, babá, etc.
Adult babies são as pessoas que interpretam um bebê. Isso geralmente envolve fraldas, chupetas e uma comunicação não-verbal. ABDL, abreviação de adult baby/diaper lover (em português: bebê adulto/amante de fralda) é o nome dado para as práticas onde pelo menos um dos participantes interpreta um bebê e/ou utiliza uma fralda como vestimenta.
Dark ageplay x pedofilia
Na maioria dos casos de ageplay, não há nenhum conteúdo erótico ou sexual envolvido. A pessoa que faz a regressão de idade infantil, por exemplo, geralmente apenas faz coisas que uma criança normal faz, como desenhar, pintar, brincar, etc.
Mas há também um termo conhecido como dark ageplay, que é um termo usado para denominar situações em que os praticantes conciliam a regressão com algum elemento não tipicamente presente em situações infantis comuns, como torturas ou atos sexuais.
Apesar de ser um tema polêmico para a maioria das pessoas que não fazem parte da comunidade BDSM, psicólogos e psiquiatras afirmam que ageplay não tem qualquer relação com pedofilia e que praticantes de ageplay não estão mais propensos a se interessar por pedofilia do que qualquer outro ser humano. Há uma clara distinção entre pessoas interessadas sexualmente por crianças (pedófilos) e dois adultos consentindo entre eles em encenar elementos infantis (ageplayers).