O que é fear play?
Fear play (em português: jogo de medo) é o termo utilizado para descrever qualquer situação em que o sentimento de medo é usado para criar excitação sexual.
Ao contrário do sadomasoquismo em geral, onde a excitação pela dor normalmente vem da liberação de endorfinas, no fear play, a excitação vem de um estado mental de terror que desencadeia uma descarga de adrenalina.
A busca pelo medo e pela adrenalina é tido como algo comum do ser humano, como por exemplo no interesse constante das pessoas em filmes de terror, parques de diversões ou esportes radicais. Os praticantes de fear play buscam trazer esse tipo de sensação para situações envolvendo prazer sexual.
O medo no edgeplay e no CNC
Em muitos casos, o medo pode ser adquirido ao criar uma situação considerada perigosa e/ou ao criar situações onde os limites das pessoas são empurrados ao máximo. Devido à isso, na maioria dos casos o fear play é associado ao edgeplay, que é um termo usado para descrever práticas que possuem grandes riscos de causar algum dano físico e/ou psicológico.
Breath play, prática em que há a interrupção das vias respiratórias para fins de excitação sexual, é um exemplo de edgeplay que em alguns casos busca provocar um estado mental de terror.
O conceito do CNC também é comumente aplicado no fear play. CNC é a abreviação para Consensual Non-Consent, que em português significa Não-Consentimento Consensual. Ou seja, são práticas em que as pessoas simulam uma situação não-consensual, como por exemplo cenas de interrogatório (interrogation play), sequestro (abduction play), estupro (rape play), castração (castration play), entre outros.
Outros exemplos de fear play
Privação sensorial, como vendas, e bondage em geral, como cordas ou algemas, também são ferramentas comuns no fear play, pois intensificam a sensação de estar indefeso e desprotegido. Essa prática às vezes também está presente no conceito de disciplina, onde o bottom poderá demonstrar medo em receber determinado castigo.
O medo também está comumente incluso em práticas envolvendo objetos letais. Um exemplo disso é o knife play, prática onde são utilizados objetos cortantes, como facas, para provocar reações físicas ou mentais. Outro exemplo é o gunplay, prática onde há encenações com armas de fogo.